domingo, 9 de maio de 2010

Joelho de queijo e presunto



Quase 2 semanas sem passar nenhuma receita, confesso que estava com preguiçinha! eheheh Mas essa semana fiz pelo umas 4 receitas tipicamente brasileiras aqui em casa. Já que morar fora do Brasil, além da saudade de amigos e família, obviamente temos muita saudade da nossa comidinha deliciosa. Na quinta fiz um prato tipicamente mineiro, até postei a foto no meu facebook, um Tutu de feijão, com carne picadinha, batata noisete, arroz e ovo estrelado... ficou sensacional! Outra delícia foi a moqueca de salmão, que mesmo sem o azeite de dendê porque eu não tinha, ficou maravilhosa! Ontem fizemos um churrasquinho bem brasileiro com tudo que se tem direito; arroz, farofa, molho à campanha, salada de maionese, banana, linguiça, carne, frango... faltou só um coraçãozinho, porém não tinha no mercado! =( Mas de todas as receitas a que mais chamou a atenção, por incrível que pareça, apesar de todas essas delícias, foi o velho e bom Joelho de queijo com presunto de padaria. Gente, peguei essa receita na internet e recomendo a todos!! O verdadeiro joelho, melhor que de muitas padarias que já comi no Brasil, e ainda muito Fácil, Gostoso e Barato! Não precisa mais sair de casa pra comer. ehehehhe

Massa:
1 copo de leite morno
30 g de fermento para pão (eu usei o fermento para pão em pó)
1 colher sopa rasa açúcar
1 colher chá de sal
1/2 copo de óleo
1/2 kg de farinha de trigo (mais ou menos)

Recheio:
Queijo
Presunto

Modo de preparo:
  1. Dissolver o fermento com o açúcar
  2. Colocar o óleo o leite e todos os ingredientes e misturar bem
  3. Deixar descansar por 15 minutos
  4. Faça bolinhas pequenas
  5. Depois abra a massa e recheio com uma fatia de queijo e outra de presunto
  6. Enrole como rocambole e pincele com gema (enrolei como rocombole e dobrei as pontas pra dentro)
  7. Leve ao forno até dourar
Bom apetite!!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Bacalhau de Sardinha


Primeiro gostaria de agradecer à todos pela visita. Fiquei muito feliz com os acessos ao meu blog. Segundo gostaria de dizer que este blog não foi desenvolvido para fazer com que as pessoas deixem de frequentar restaurantes. Longe de mim. Mas acreditem, teve gente que me chamou de ridícula em incentivar as pessoas a comerem em casa? hahahahah Não é o intuito, sei e concordo que todos devem ter um gasto na planilha reservado para entretenimento; e isso inclui saídas a restaurantes, boates, churrascos com amigos e viagens. Na verdade só dou uma dica para economizar nas compras de mercados, isso é muito válido. Enfim, hoje vou mostrar uma receita inteiramente minha, só minha e de mais ninguém. Eu a desenvolvi em um dia típico de "nada na despensa". Juntei o que tinha e saiu esta maravilha. Afinal de contas, quem nunca tem uma lata de sardinhas parada no armário de comidas? Pois é, de uma simples sardinha eu desenvolvi um delicioso bacalhau para nenhum chef colocar defeito. O segredo é utilizar um bom azeite extra virgem, porém senão tiver vai com o que tem. Mais um prato Fácil, Gostoso e Barato.

Bacalhau de Sardinha

Ingredientes
2 ou 3 cebolas grandes (3 pra quem ama cebola como eu)
3 latinhas de sardinha
1 kg de batata
Azeitonas verdes em tiras (opcional)
Azeite à vontade (de preferência extra virgem)
Sal à gosto

Modo de preparo
Descasque as batatas e corte-as como preferir. Eu, particularmente, gosto delas em rodelas não muito finas, mas com 1 ou 2 cm de largura. Mas também corto-as em quadrados, tudo depende da minha paciência do dia. Depois de descascadas e cortadas, cozinhe-as; mas não muito para que também não vire um purê, esta não é a intenção. Devem ficar ao ponto, já que depois irão para o forno. Não esqueçam de colocar sal na água da batata.
Parta as cebolas ao meio e corte-as em tiras finas. Abra todas as latas de sardinha e parta cada peixe em 3 ou 4 pedaços. Caso sua lata de sardinha seja banhada no azeite, eu gosto de aproveitar o azeite da lata pra dar mais sabor ao bacalhau. Depois aqueça uma fridigeira com bastante azeite e refogue as cebolas. Em seguida jogue as sardinhas e as azeitonas e deixe cozinhar por uns 10 minutos.
Espalhe as batatas num pirex e jogue a mistura de cebolas, sardinhas e azeitonas em cima. Acrescente mais azeite, pra mim quanto mais melhor, porque deixa o bacalhau bem molhadinho. Leve ao forno em 180 graus por 30 minutos. Bom apetite!


segunda-feira, 19 de abril de 2010

Começando...


Sou praticamente casada, moro com meu namorido. E como todo novo casal, que não é herdeiro de família rica, queremos sempre economizar. E onde se pode começar a poupar é na alimentação. A idéia não é comer mal, pelo contrário, é comer MUITO BEM, porém gastando-se menos. Como dois classe média temos plena consciência de que não dá pra comer filet mignon todos os dias. E com o extraordinário recurso que a natureza brasileira oferece, ai fica muito mais fácil. Já pensou em um bacalhau 90% mais em conta? Pois é, de tanto chegar em casa e fazer comida com o que tem na geladeira e na despensa, acabei ficando fera em desenvolver pratos maravilhosos com o custo baixíssimo. Devo lembrar que sou descendente de uma cozinheira de mão cheia, ela é a minha musa inspiradora, com ela aprendi muitas e muitas receitas que vou postar aqui, a minha amada mãe.

Pensando em todos os amigos que acabaram de casar, ou apenas juntaram-se, os que já são casados faz tempo, ou em amigos que estão morando sozinhos no Brasil ou fora do país como eu; desenvolvi este blog para ajudá-los a preparar um prato Fácil, Gostoso e Barato!

E pra começar a minha primeira receita é a levíssima Lasanha de queijo e brócolis com massa de panqueca.

Lasanha de queijo e brócolis com massa de panqueca.
(serve para 4 pessoas)

Massa

2 copos americanos de leite
2 copos americanos de farinha de trigo
2 colheres de sopa de óleo
2 ovos inteiros
1 colher de chá de sal

Recheio

2 colheres de sopa de azeite
1 ramo de brócolis
1 cebola média
500 ml de leite
3 colheres de sopa de maizena
1 caixa de creme de leite
50 gramas de queijo ralado
sal à gosto
100g de muzzarela ralada

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Pegue uma frigideira de teflon, daquelas que não grudam, jogue 1 colher de sopa de oléo, espalhe com um papel toalha em toda a frigideira e ligue o fogo alto. Com uma concha, pegue uma quantidade da massa batida e derrame na frigideira. Com a ajuda de uma colher de sopa vai espalhando a massa para que não fique muito grossa a espessura da panqueca. Pronto! Faça todas as panquecas até acabar a massa. Acredito que dá pra fazer uns 8 discos.

Para o recheio, separe os raminhos de brócolis, cozinhe-os e reserve. Em outra panela aqueça 2 colheres de sopa de azeite e refogue a cebola, quando a cebola estiver desmanchando, jogue o brócolis. Em um pote separado pegue os 500 ml de leite e misture com a maizena até se dissolver toda. Derrame esta mistura em cima do brócolis e mexa até engrossar no fogo médio. Depois jogue o creme de leite, o queijo ralado e sal à gosto.

Montando a lasanha: pegue um refratário de vidro e cubra com as panquecas. Se precisar corte as panquecas pra cubrir os espaços vazios. Jogue o recheio por cima até cobrir todo o refratário, dai mais uma nova camada de panqueca. Recheio de novo, e nova camada de panqueca. Para concluir jogue toda a muzzarela ralada em cima da última camada de panqueca e leve ao forno em 180 graus.

Não estão entendendo, é tudo de bom! Perfeita pra comer quentinha, recém saída do forno.
Espero que gostem!!

Beijos e até a próxima!