segunda-feira, 19 de abril de 2010

Começando...


Sou praticamente casada, moro com meu namorido. E como todo novo casal, que não é herdeiro de família rica, queremos sempre economizar. E onde se pode começar a poupar é na alimentação. A idéia não é comer mal, pelo contrário, é comer MUITO BEM, porém gastando-se menos. Como dois classe média temos plena consciência de que não dá pra comer filet mignon todos os dias. E com o extraordinário recurso que a natureza brasileira oferece, ai fica muito mais fácil. Já pensou em um bacalhau 90% mais em conta? Pois é, de tanto chegar em casa e fazer comida com o que tem na geladeira e na despensa, acabei ficando fera em desenvolver pratos maravilhosos com o custo baixíssimo. Devo lembrar que sou descendente de uma cozinheira de mão cheia, ela é a minha musa inspiradora, com ela aprendi muitas e muitas receitas que vou postar aqui, a minha amada mãe.

Pensando em todos os amigos que acabaram de casar, ou apenas juntaram-se, os que já são casados faz tempo, ou em amigos que estão morando sozinhos no Brasil ou fora do país como eu; desenvolvi este blog para ajudá-los a preparar um prato Fácil, Gostoso e Barato!

E pra começar a minha primeira receita é a levíssima Lasanha de queijo e brócolis com massa de panqueca.

Lasanha de queijo e brócolis com massa de panqueca.
(serve para 4 pessoas)

Massa

2 copos americanos de leite
2 copos americanos de farinha de trigo
2 colheres de sopa de óleo
2 ovos inteiros
1 colher de chá de sal

Recheio

2 colheres de sopa de azeite
1 ramo de brócolis
1 cebola média
500 ml de leite
3 colheres de sopa de maizena
1 caixa de creme de leite
50 gramas de queijo ralado
sal à gosto
100g de muzzarela ralada

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Pegue uma frigideira de teflon, daquelas que não grudam, jogue 1 colher de sopa de oléo, espalhe com um papel toalha em toda a frigideira e ligue o fogo alto. Com uma concha, pegue uma quantidade da massa batida e derrame na frigideira. Com a ajuda de uma colher de sopa vai espalhando a massa para que não fique muito grossa a espessura da panqueca. Pronto! Faça todas as panquecas até acabar a massa. Acredito que dá pra fazer uns 8 discos.

Para o recheio, separe os raminhos de brócolis, cozinhe-os e reserve. Em outra panela aqueça 2 colheres de sopa de azeite e refogue a cebola, quando a cebola estiver desmanchando, jogue o brócolis. Em um pote separado pegue os 500 ml de leite e misture com a maizena até se dissolver toda. Derrame esta mistura em cima do brócolis e mexa até engrossar no fogo médio. Depois jogue o creme de leite, o queijo ralado e sal à gosto.

Montando a lasanha: pegue um refratário de vidro e cubra com as panquecas. Se precisar corte as panquecas pra cubrir os espaços vazios. Jogue o recheio por cima até cobrir todo o refratário, dai mais uma nova camada de panqueca. Recheio de novo, e nova camada de panqueca. Para concluir jogue toda a muzzarela ralada em cima da última camada de panqueca e leve ao forno em 180 graus.

Não estão entendendo, é tudo de bom! Perfeita pra comer quentinha, recém saída do forno.
Espero que gostem!!

Beijos e até a próxima!

4 comentários:

  1. Então faça, porque é realmente MUITO BOA! Depois me conta o que achou!!! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Adorei gatonaaaaaaaaaaaaaa !!!

    Vou virar frequentadora assidua do seu bloguinho heim ....

    Mil Bjkas

    Julinha

    ResponderExcluir
  3. prima...vc agora só quer saber de blog, que por sinal adorei a idéia....vc é fera!!!! MAs aparece no email, sei lá...saudades! te amu e boa sorte aí

    ResponderExcluir