terça-feira, 27 de abril de 2010

Bacalhau de Sardinha


Primeiro gostaria de agradecer à todos pela visita. Fiquei muito feliz com os acessos ao meu blog. Segundo gostaria de dizer que este blog não foi desenvolvido para fazer com que as pessoas deixem de frequentar restaurantes. Longe de mim. Mas acreditem, teve gente que me chamou de ridícula em incentivar as pessoas a comerem em casa? hahahahah Não é o intuito, sei e concordo que todos devem ter um gasto na planilha reservado para entretenimento; e isso inclui saídas a restaurantes, boates, churrascos com amigos e viagens. Na verdade só dou uma dica para economizar nas compras de mercados, isso é muito válido. Enfim, hoje vou mostrar uma receita inteiramente minha, só minha e de mais ninguém. Eu a desenvolvi em um dia típico de "nada na despensa". Juntei o que tinha e saiu esta maravilha. Afinal de contas, quem nunca tem uma lata de sardinhas parada no armário de comidas? Pois é, de uma simples sardinha eu desenvolvi um delicioso bacalhau para nenhum chef colocar defeito. O segredo é utilizar um bom azeite extra virgem, porém senão tiver vai com o que tem. Mais um prato Fácil, Gostoso e Barato.

Bacalhau de Sardinha

Ingredientes
2 ou 3 cebolas grandes (3 pra quem ama cebola como eu)
3 latinhas de sardinha
1 kg de batata
Azeitonas verdes em tiras (opcional)
Azeite à vontade (de preferência extra virgem)
Sal à gosto

Modo de preparo
Descasque as batatas e corte-as como preferir. Eu, particularmente, gosto delas em rodelas não muito finas, mas com 1 ou 2 cm de largura. Mas também corto-as em quadrados, tudo depende da minha paciência do dia. Depois de descascadas e cortadas, cozinhe-as; mas não muito para que também não vire um purê, esta não é a intenção. Devem ficar ao ponto, já que depois irão para o forno. Não esqueçam de colocar sal na água da batata.
Parta as cebolas ao meio e corte-as em tiras finas. Abra todas as latas de sardinha e parta cada peixe em 3 ou 4 pedaços. Caso sua lata de sardinha seja banhada no azeite, eu gosto de aproveitar o azeite da lata pra dar mais sabor ao bacalhau. Depois aqueça uma fridigeira com bastante azeite e refogue as cebolas. Em seguida jogue as sardinhas e as azeitonas e deixe cozinhar por uns 10 minutos.
Espalhe as batatas num pirex e jogue a mistura de cebolas, sardinhas e azeitonas em cima. Acrescente mais azeite, pra mim quanto mais melhor, porque deixa o bacalhau bem molhadinho. Leve ao forno em 180 graus por 30 minutos. Bom apetite!


3 comentários:

  1. Vixee essa não vai dar pra testar! Detesto sardinha! Mas a minha mãe vai adorar, vou passar pra ela. beijos

    ResponderExcluir
  2. Amiga, ADOREI !!!

    Qnto a comentários desagradaveis, descarta e finge que ne leu, pq tem mau humorado p tudo !!

    Vou experimentar um dia, prometo !!!

    Bjaoooo

    ResponderExcluir
  3. Olha, como vc me descobriu? hahaha
    Priminha, que legal q vc fez um blog, cozinheira é? que sorte do namorado, Cesinha tá ferrado comigo, só faço macarrão.

    Adorei!!!
    Beijinhossss

    ResponderExcluir